Bons Samaritanos: Grupo Esperança oferece almoço de confraternização a moradores necessitados

Na época Natalina, os voluntários do Grupo Esperança da Igreja Católica de Hamamatsu, reúnem moradores carentes, muitos deles sem tetos, e oferecem um almoço nas dependências do Centro Pastoral, próximo à igreja.

Este ano o evento foi realizado no dia 15 de dezembro, com a presença de 30 necessitados. Eles se reúnem atrás do correio central, local de partida do ônibus. Após uma corrida de 20 minutos, chegam na igreja, localizada no bairro de Tomitsuka.
Desta vez, o ônibus foi cedido pela Escola Alegria de Saber.

Ao desembarque no pátio da igreja, eles são recebidos com abraços pelos integrantes do Grupo Esperança. Em seguida, foram cortar os cabelos e a aparência melhorou muito.

Durante a missa, houve uma apresentação de kamishibai (teatro de papel) com a narrativa do nascimento do Menino Jesus e também uma representação de Maria, José e Jesus recém-nascido. Todos fazem filas para receber a benção.

Após a missa, teve início o almoço. Arroz, carne de frango, porco, salada, couve, sopa tonjiru, entre outros pratos, foram servidos na mesa.

O voluntário peruano Hernan Garcia cantou músicas do Tsuyoshi Nagabuchi (Tonbo; Kampai) e foi apresentado como o Nagabuchi do Peru. Depois mudou as vestimentas e com um traje típico do seu país, cantou El Condor Pasa.

O evento comemorou também os 24 anos do Grupo Esperança, uma divisão da Congregação Salesianos de Dom Bosco (Igreja Católica) formado por voluntários que prestam serviços oferecendo refeições a moradores de rua no centro de Hamamatsu, o conhecido ” sopão”.

Ao término do almoço, todos receberam uma sacola de presentes, contendo panetone, camiseta, boné entre outros brindes e seguiram para o ônibus, de volta à dura realidade.

Mas o trabalho voluntário ainda teria sequência à noite, quando o Grupo Esperança faria a distribuição do sopão no centro da cidade, uma atitude de Bom Samaritano ininterrupta durante 24 anos, nas noites de sábado.