Sidmar, um recorde Jubileu de Prata

Ex-goleiro do Shimizu S-Pulse recebe homenagem pelos 25 anos do seu recorde de 731 minutos sem levar gol

Nem Tafarel, nem Waldir Peres conseguiram o feito conquistado pelo ex-goleiro Sidmar. Foi em 1993, na temporada inaugural do Campeonato do Japão, a J-League 1, Sidmar defendia o Shimizu S-Pulse e ficou 731 minutos sem levar gols. Esse é o recorde na Primeira Divisão do Japão e continua sem ser batido, mesmo 25 anos depois.

Para comemorar o Jubileu de Prata do recorde, Sidmar foi homenageado pela diretoria do Fujieda MYFC, time no qual ele é head coach e disputa a Japan Football League (terceira divisão nacional). A cerimônia foi realizada no Estádio Fujieda Sogo Undokoen, no dia 17 de novembro, antes da partida contra o Kagoshima.

Para comparar o feito, basta lembrar que o recorde pessoal do Taffarel foi 701 minutos e Waldir Peres, 694 minutos. Ambos os goleiros defenderam a seleção do Brasil em Copa do Mundo.

Um fator que ajudou Sidmar a engordar sua contabilidade foi o sistema da J-League naqueles tempos iniciais do futebol profissional no Japão. Se o jogo terminasse empatado nos 90 minutos, havia a prorrogação e se o empate permanecesse, a decisão ia para os pênaltis. Dessa forma, na somatória inclui três partidas com morte súbita (veja tabela dos jogos).

“simfree”